Desinteresse

Estou farta de fevereiro, não gosto de março e provavelmente terei de ter paciência para esperar por abril. Dito assim parece que o tempo passa devagar, mas não, o tempo anda supersónico. Assim sendo, vou piscar os olhos e quando os abrir estarei em abril.

Não! Também não funciona assim, felizmente. Eu reclamo e barafusto com o tempo, os dias pequenos e o inverno de um modo geral mas não me importaria que os dias, as horas e os anos passassem um bocadinho mais devagar. Não se consegue aproveitar os dias, como deve ser. Nem os momentos…e alguns momentos deviam duras dias e dias, de tão bons que são.

A juntar a isto tudo, o desinteresse desinteressa-me profundamente. A forma como as pessoas lidam umas com as outras, os filhos que abandonam pais, amigos que só aparecem quando precisam de alguma coisa, o vizinho do lado que só nos fala para pedir para tomarmos conta do cão, a desconsideração no cuidado com os outros, os pequenos gestos falham sempre. Não são precisas festas ou pirotecnia, uma chamada ou uma mensagem, é o que basta. A mim basta-me. Isso diz-me: “olha, esta pessoa pensou em mim, tirou um minuto para saber como estás, teve saudades, quis, teve vontade…” e isso, é daquelas coisas que enche o peito, reconforta. Algures por ai, alguém pensou e pensa em ti, diz-te, demonstra e faz. Coisinhas de nada que valem tudo.

Não quero nada que não tenha direito, tenho isso bem presente, além de que é mais gratificante receber sem esperar ou como reconhecimento de algo que se fez bem. Tento sempre fazer isto em relação aos outros porque lá está, o desinteresse desinteressa-me, e só desisto quando percebo que não consigo fazer nada em relação ao desinteresse do outro lado. Provavelmente nem tenho de fazer nada, algumas coisas são como são, ou acontecem naturalmente ou não são para ser, sei lá. Mais vale aceitá-las assim. Mesmo quando é muito desgastante, continuo, não desisto, insisto, estou lá. Às vezes sou parva, outras gosto mesmo, outras porque acredito ou quero muito, outras simplesmente porque recuso pensar que me enganei.

Dizem que reclamar melhora a imunidade, devo estar a formar anticorpos novos, neste preciso momento. 

Abençoados!


Comentários

Mensagens populares