Já podemos fechar o ano?

Este ano, está a tornar-se muito estranho.

Ainda não consegui encontrar o nome ou definição para as pessoas que estão, são ou ficam órfãs de avós.

Só me resta uma avó, que lá se vai mantendo viva a esforço. Não se pode exigir muito mais quando se chega aos 93 anos numa situação débil. Mas ela é rija, feita de fibra das serras da beira baixa, com ela a máxima é: “antes morrer que torcer” e lá se vai mantendo.

O problema é que eu tive a sorte de ter nascido e ter comigo os meus 4 avós. Sempre tive imensa pena das pessoas que me diziam: não conheci os meus avós ou só tenho uma avó ou um avô. Coitados, que infelicidade! As pessoas não sabem, como é normal… se nunca tiveram, como vão saber? Podem imaginar ou ouvir com entusiasmo as histórias dos que têm, mas não sentem como seu. Agora sinto que está a chegar o fim do fim…e é um misto de sensações entre: tristeza e gratidão.

Eu fui uma privilegiada, bem sei. Primeiro morreu o pai da minha mãe, depois o pai do meu pai, este ano a mãe da minha mãe e ainda resiste a mãe do meu pai. Portanto, a coerência iniciada pelo meu avô Conceição mantém-se… começa sempre do lado da minha mãe. Agora sinto-me do outro lado da barricada, só tenho uma avó. O que é bom e ao mesmo tempo uma pena. O tempo nunca será suficiente para vivermos e estarmos com os nossos avós. Quem os tem, que os estime e aproveite bem. Foi o que tentei fazer com a minha avó Rosa, até ao fim. Tento fazer o mesmo com a minha avó Maria, das poucas vezes em que ela me consegue acompanhar. 

A nostalgia não chegou hoje do nada. Hoje faria anos o meu avô Fernandes, 95. Ficou nos 70. Tive muita sorte em tê-los a todos. Por causa deles tive uma infância do caraças! Fui mesmo criança! Definiu-me como pessoa, que dadiva para vida que eles me deixaram! 

O cruzamento entre o Redondo, Lisboa e a Pampilhosa da Serra, deu nisto. 

Obrigado.

Comentários

  1. Tens costela alentejana. Fixe! =)

    Banda Sonora: Local Natives - Airplanes
    ( https://www.youtube.com/watch?v=8pZkZguPAPs )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim :) aliás o meu pai descobriu que mesmo a malta das serras, veio do alentejo... de Elvas, Cascais para a Pampilhosa... grande volta! :D. Boa banda sonora!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares