A Bondade

É comum ouvirmos dizer e até dizermos: "tenho-me portado tão bem que mereço um prémio" ou "só por ter feito/pensado nisto, devias dar-me uma recompensa" são muitos os exemplos possíveis.

As questões do certo e errado, do bom e do mau e das compensações que merecemos pelo bem que fazemos aos outros e a nós próprios, são ideias que nos "vendem" e que têm como principal objetivo fomentar o bom desempenho e de certa maneira estimular a competição entre todos. Os que executam boas ações recebem mais compensações, afinal de contas merecem-nas. É lógico que as boas ações e intenções, quando cumpridas com profunda entrega nos fazem sentir bem, a bondade dizem alguns estudiosos nos temas do comportamento humano é saudável e a base para um cérebro mais sadio.

“Só assim poderemos reduzir o sofrimento no mundo. Acredito na gentileza, na ternura e na bondade, mas temos que nos treinar nisso.” - Richard Davidson, PhD em neuropsicologia e pesquisador na área de neurociência afetiva.

Facilmente caímos no outro lado, onde pende a inveja e o desdém pelas ações dos outros, onde escrutinamos as atitudes deles como querendo obter algum proveito pelo bem feito e não pela nobre intenção de fazer o bem pelo bem. Acreditar que temos de ser gentis e bons, sem nos sentirmos enganados ou abusados pelos outros. Sem que nos tomarem por ingénuos ou otários, coisas que o ego nos faz sentir é um tremendo desafio!

Tentar não replicar os comportamentos desdenhosos – Se fulano rouba e safa-se, vou fazer o mesmo! – O que vai na índole de cada um só diz respeito ao próprio e é o próprio que alimenta. Se quer carregar dentro de si a inveja, o desdém, o desprezo, o ódio, rancor, agressividade e tudo mais, que seja uma escolha consciente. Não espere depois que o mundo seja gentil com ele, se não retribui da mesma forma.

Não é de hoje que se diz: o amor cura tudo. A bondade, a ternura, a gentiliza são formas de amor que temos com os outros e com nós próprios. Eu tenho de ser feliz comigo para ser feliz com os outros. Eu tenho de ser bondosa comigo para ser com os outros assim como tenho de ser efetuosa comigo para ser com os outros. O princípio básico de aceitação e tolerância começa em nós, tudo o que precisamos temos em nós.

Não precisamos procurar fora, está em nós, naquilo que somos e temos dentro de nós. Para os mais céticos, está comprovado, não se esqueçam disso e no fundo todos sabemos disso. 



Comentários

Mensagens populares