O tempo passa

Faz hoje um ano que tive de deixar partir a minha gatinha.

Ninguém nos prepara para estas coisas, nem nunca iria conseguir sentir-me preparada para fazer de ânimo leve o que tive de fazer. Reconfortei-me com a nobreza do ato que todos os meus amigos me quiseram transmitir, como sendo o melhor e um ato de amor. Foi o melhor, obviamente tendo em conta o quadro clinico da gatinha. Talvez tenha sido também um ato de amor, vê-la sofrer estava a deixar-me destroçada. Ela estava esgotada, a Joaninha estava esgotada e eu acabei por desistir depois de uma semana de pouco sono e muito desgaste na tentativa de mantê-la viva.

Nada nesta vida é para sempre, nem a vida das pessoas que amamos nem a vida dos animais que tanto nos dão nem a nossa própria vida. Por isso, aceitar com naturalidade todo o processo é o que nos resta saber fazer. Nunca será fácil mas é menos difícil encarando as coisas com a naturalidade que devem ter. Digo isto agora, com algum distanciamento depois de ter sofrido horrores (é a minha lua em Peixes… para quem entende destas coisas).

No ciclo de vida que a minha Picachu cumpriu comigo, fazendo um balanço honesto, foi quase sempre maravilhoso mesmo quando me rasgou de alto abaixo as cortinas de seda. Viveu onze anos saudável, com alguns dos problemas mais comuns nos gatos brancos que têm como ponto fraco as orelhas e os olhos, tirando isso esteve sempre bem e foi uma gatinha muito ativa e brincalhona. Mesmo na doença, acatou todo o tipo de tratamento que teve de fazer sem bufar ou se revoltar, foi a gata mais incrível que alguma vez tive num veterinário. A miragem de uma Berta reconvertida em diabo da Tasmânia desfez-se com o exemplar comportamento da Picachu!

Enfim, isto tudo para dizer que foi uma bênção de gata e que sinto muitas saudades dela. Foi terrível tê-la visto partir e ao mesmo tempo, como sempre, comportou-se com uma dignidade que só ela soube ter. Espero ter a sorte, de todas as vezes que tiver um gato, ter outro como ela.



Comentários

  1. Banda sonora para o post:
    Maye - Tú
    https://www.youtube.com/watch?v=C-jRNZ5he0k

    - A perda é algo tramado. Estas perdas digo. Ficamos com o que nos deixaram. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares