“Mentira tem perna curta”

Diz-se no Brasil: “mentira tem perna curta” J

É uma expressão engraçada para além de verdadeira…dizem eles também que é porque o Diabo ajuda a fazer mas não ajuda a esconder ou também porque uma mentira não dura muito, ou seja, tem perna curta porque não consegue ir muito longe antes de ser descoberta.
Não é a primeira vez que escrevo sobre este assunto, mas é um tema que tem pairado à minha volta, não por vontade própria mas por circunstâncias da vida. E quanto mais tempo passa, a verdade dos factos esbarra comigo para me mostrar que a minha intuição estava certa e para me desvendar a proporção da mentira em que participei involuntariamente.

Não há maneira das pessoas interiorizarem isso! É a lei  do universo, a diferença entre o bem e o mal, certo ou errado. Quem faz mal sistematicamente, não deve estar certamente à espera de um milagre!!! E depois há pessoas que abusam… mentem, mentem, mentem, tornam a mentira um estilo de vida, quase como uma extensão da sua personalidade e o que ganham com isso? Para mim não ganham nada, aliás só perdem, pode funcionar apenas com uma paz de espirito camuflada e momentânea (podre é claro!) que mais cedo ou mais tarde terá um efeito inverso. Mas cada uma sabe de si…

Eu sou tolerante, muito mesmo, mas quando me apercebo que me andaram a enganar… mais tempo do que desejado e por pura maldade de caracter… acabou a tolerância! Fim da linha… primeiro porque nada é pior que a falsidade usada para esconder a própria cobardia e segundo porque ninguém tem o direito de condicionar a vida do outro por mentiras maldosas, usadas apenas para domesticar o outro…

São sempre preferíveis as pessoas que têm a coragem de dizer as coisas como são. Não prolongam histórias com mentiras em cima de mentiras… e mesmo depois disso, continuam a mentir e a mentir para não enfrentar a verdade. O confronto com a verdade descoberta deveria ser suficiente para acender a luz de alerta máximo – CHEGA! A partir daqui é sempre a piorar, porque nunca nada do que fizerem vai soar a verdadeiro, mesmo que seja.

Mentir nunca é opção certa, especialmente quando tem outras partes envolvidas e mexe profundamente com os sentimentos das pessoas. Com o amor não se brinca… com o meu amor não se brinca. Há pessoas que vivem centradas em si próprias que desconhecem o que isto significa, isso também é lamentável… quase  que dava para escrever um texto, só sobre o tema!

Para este tipo de pessoas, há uma um clássico que se aplica na perfeição…
Vá…aproveitem para dar um pezinho de dança para bem longe… aprendam qualquer coisa com a vida, porque segundas oportunidades são escassas... e algumas pessoas abusam...



Comentários

  1. Sofia: há tanta gente assim! Fazem-nos perder a esperança nos seres humanos. Bem sei que temos de pensar que são excepções. Mas porque é que a fava nos há-de calhar logo a nós? ;-)

    ResponderEliminar
  2. É uma prova de fogo! O problema é qd estas pessoas nos fazem perder a esperança em nós próprios. Ai sim, devia tocar um alarme qq p percebermos que o outro é q n vale nada. Nunca me tinha acontecido, mas agora vou estar alerta!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares