Uma aventura no cartão do cidadão

Será que alguém fica bem na fotografia do cartão do cidadão?

A minha foto ficou tão mal ao ponto de me perguntarem se estava com óculos! Ahahaha Ora, não… ninguém tira foto para o cartão do cidadão com óculos. Nem vale a pena ter o cabelo penteado ou não… não existem milagres naquelas máquinas! Fica como ficar, fica sempre mal, é mais ou menos garantido.

Depois, um problema para canhotos… a bela da canetinha que está presa na máquina, com uma corda do lado direito…

Lá se assina o papelinho, ao que o Sr. pergunta: a letra fica mesmo assim? Bem… ficaria perfeita se conseguisse colocar a folha totalmente na horizontal, que é como eu escrevo, com a mão esquerda!  Perfeito perfeito, seria  o cabeçalho da folha virado para o lado direito, para conseguir escrever bem…mas a máquina não sai do sitio e a caneta tem uma guita que a prende do lado direito. Escusado será dizer, tive de voltar a repetir a assinatura… até ficar mais ou menos parecida com a habitual.

Claramente uma discriminação com os canhotos!

Pelo menos não foi como a Sra. do passaporte que me disse que uma letra não muda assim tanto… porque a assinatura estava diferente… parece-me obvio quando se tira o passaporte com 17 anos e outro aos 27…que a letra mude um bocadinho, aliás em 10 anos não muda nada na vida de ninguém, como é certo e sabido!!!! E pelos vistos a letra é uma coisa que se mantém igual ao longo da vida… ahahahah bem que estaríamos tramados se ficássemos com a caligrafia infantil para sempre! Enfim…

Voltando ao cartão do cidadão… e superadas as dificuldades com a assinatura, a máquina não consegue ler o indicador esquerdo… várias tentativas falhadas e nada, ou máquina é muito sensível ou o meu indicador esquerdo está muito gasto… lá tivemos de mudar para o médio… e uff para alivio conseguiu ler… estava a ver que não tinha impressões digitais de qualidade. Ainda me pediam uma amostra de sangue para garantir que era eu!

Claro que o Sr. franziu o nariz várias vezes, pareceu-me coisa grave… se calhar o borrão de tinta de antigamente era mais eficaz. Estas máquinas cheias de mariquices… não fazem o que têm a fazer.

Felizmente as lojas do cidadão possibilitam fazer-se o cartão com marcação… mas chegar na hora marcada, onde estão muitas pessoas com senha à espera… sabe-se lá à quanto tempo e ser logo atendido… desencadeia alguns olhares mortais fulminantes. O serviço existe… por isso, é para se usar.

Foi o melhor de todo o processo, sem demoras e na hora certa!


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ahhh pois cartão do cidadão é um desafio que todos têem de ser capazes de superar. A bem ou a mal. :P
    Por falar nisso tenho de ir fazer o meu. Só de pensar no assunto dá logo uma enorme preguicite. hehehehehe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares