Pêlo de Arame

“Roubaram-me o Bobby.”
É esta a nota do meu avô no calendário referente ao dia 7 de Dezembro algures nos anos 80.

O Bobby era um pequeno cão pêlo de arame, bom para a caça de porte médio/pequeno com pelugem creme e com uma barbicha deliciosa. Foi para o quintal do meu avô ainda pequeno e quando desapareceu era ainda jovem, não teria mais de 2 anos (se tivesse). Os netos pequenos, trasnsformaram o Bobby na mascote, mais um elemento do grupo de brincadeiras. Ele gostava…respondia ao nosso assobio de crianças (que o meu avô não queria… para que ele obedecesse apenas ao assobio do dono) mas tanto o Bobby como nós, pouco ligávamos. O cão sabia quem era o dono. Era um excelente caçador.

Sim, o meu avô era caçador e isso não lhe diminuía o amor pelos animais, muito pelo contrário. O amor que tinha pelos cães então, era expressivo. É daquelas imagens que se guardam das pessoas, o meu avô e um cão, dois ou três, foram vários ao longo da vida dele, foram vários ao longo da minha vida. O último, o Farrusco um cão de porte médio cor de ferro com uma gola branca no pescoço foi o último a partir, morreu muito tempo depois do meu avô. Não sei ao certo o que o manteve tanto tempo, mas foi-se aguentando no tempo como o ultimo resquício deste amor do meu avô pelo animais e pela vida.

Pode-se aprender muito sobre as pessoas por aquilo que registam numa agenda. Não que não soubesse o quanto o meu avô gostava dos seus cães, mas apontar para nunca mais esquecer é uma aprova de apreço e amor pelo Bobby. Uma frase imortalizada e que hoje relembro. Os pequenos gestos, diários e quase insignificantes na rotina do dia-a-dia parecem banais, como este apontamento do meu avô no dia 7 de dezembro, mas não são, é a memória que não se perde. 


Do Bobby não existem registos fotográficos, esta é uma foto do google...se bem me lembro dele tinha uma pelugem branca por trás do pescoço, um pequeno apontamento... mas o focinho era muito parecido com o desta foto. Era um cão muito brincalhão e amoroso. Senti saudades dele ao lembrá-lo.

Comentários

Mensagens populares