Não votar não é opção!

Cá estamos nós com mais umas eleições passadas…e mais uma vez, com uma sensação de dejá vu, a história repete-se… and the winner is: ABSTENÇÃO!

Não sei o que se passa com as pessoas que vivem neste país! Estão pelos vistos com as prioridades todas trocadas, sim porque a vitória do Benfica move milhares para o Marquês e votar não move quase ninguém. Claro que a vitória do Benfica é importante (não é isso que está em causa), mas votar é uma questão essencial da vida democrática e livre do nosso país, que se conquistou à muito pouco tempo! Não é um dado adquirido nem um acto que se possa menosprezar, é ali que as pessoas dão ou seu aval ou não para o rumo da história, isso não é coisa pouca.

O meu voto é um, que aliado a milhares de outros votos constroem uma mensagem para quem ganha e quem perde, independentemente dos partidos políticos a votos. O meu nome descarregado no caderno eleitoral, indica que eu me preocupo e que estou ali para deixar claro isso mesmo, com o meu voto expresso num boletim, que conta!

Já nem vou falar dos resultados eleitorais na Europa que são assustadores, assim como é assustadora a abstenção em Portugal... mas não poderia deixar de registar o meu profundo agradecimento a todos os que não foram votar pura e simplesmente por indolência ou desleixe, por não só estarem a comprometer o meu futuro como o de todos nós! 

Um bem-haja para todos vocês que ainda não perceberem que votar não é só preencher um papel, ou uma formalidade legal…é um dever e um direito conquistado. A continuar assim, um dia destes nem vai ser preciso ir a votos…para quê? Ninguém vai mesmo… por isso o que meia dúzia achar bem é o que se faz, e escuso de levantar o meu rabo do sofá, para ir votar…

Perderam-se vidas para se conquistar o direito a votar, o direito a escolher, o direito a participar no destino de um país, pela exigência na participação cívica e na construção do futuro. Existem ainda países no mundo onde se luta por este direito, onde morrem pessoas na luta pelo direito a votar.

O futuro é de todos nós. Não votar é simplesmente estar a borrifar-se para ele, para tudo e todos. Nada do que temos hoje é garantido: nem a família, o emprego, a saúde, a educação, os direitos ou a democracia… a democracia, constrói-se todos os dias com a participação cívica de todos nós.

Não votar é demitir-se de participar e quem não participa não se poderá depois queixar ou enaltecer-se do quer que seja… afinal de contas está só a ver as coisas acontecerem lá ao longe, como se não o afectasse directamente. 

Tudo isto envergonha-me.

Nem com um slogan destes...

Comentários

  1. Olá Sofia,
    eu fico realmente chateado quando vejo esta atitude de desleixo das pessoas nos actos eleitorais, não sei que raio de valores têm mas devem estar todos trocados.

    Vem-me à ideia que só podem ter uma vida fácil. Porque se se sentem bem com o q têm, se não se preocupam com o seu destino é pq estão bem.

    Ou então é um velho sentimento de escravidão tipo sou dominado, não vale a pena mexer-me senão ainda fico pior o melhor é ficar quieto o dono sabe o q é melhor para mim. Chiça fico a ferver...

    Beijos
    Bruno

    ResponderEliminar
  2. Como te entendo... fico a ferver! Não há pior que o comodismo...é a doença do nosso século!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares