Aquilo que não nos une...

As questões de identidade nacional andam pelas ruas da amargura, nos dias que correm. Com quase meio milhão de pessoas a abandonarem Portugal por ano, não é fácil fomentar a união, num país ao abandono. É assim que se sentem as coisas…  onde o capital está acima das vidas humanas que alimentam o país e são cada vez menos e a tendência é para serem cada vez menos e menos. Estaremos à beira da extinção? (é tema para outro texto)

Então surge o futebol com o estandarte da união nacional, do patriotismo, a mão no peito e as lágrimas a correrem quando toca o hino. Para os que partem, as lembranças do que deixaram para trás e para os que ficam a emoção do sangue que corre nas veias, com uma estoica força que os mantem nesta terra por tempo indeterminado.

No campo jogam onze e por todo o mundo torcem milhões.

Quando entram em campo não são o Ronaldo, o Beto, o Miguel Veloso, o Hugo Almeida… são Portugal. Sou eu, o Carlos, a Rita, o Pedro, a Ana… somos todos nós. Não é o melhor jogador do mundo, é todo um país, de norte a sul, ilhas, é Paris, a Suíça, é o português perdido num barco em alto mar… quando entram em campo jogam por todos nós e com todos nós. O sucesso da seleção é o nosso sucesso, e quando falham, falhamos todos…

Se o coletivo não está a funcionar, é todo um país que não funciona. Nós torcemos com eles, para eles… e todas as vezes que entram em campo, fico com a sensação que eles não sabem isso, continuam a ser eles próprios e não Portugal inteiro na ponta de chuteira. E mesmo assim, com o Mundial como uma montra para uma belíssima carreira internacional… mesmo assim, não comem a relva!

Precisamos de renovação, sangue novo. Só assim vamos lá… são ciclos que se fecham, como tudo na vida. É assim, faz parte. É preciso dar espaço para que outros se entreguem à camisola e a vistam com orgulho e que nos façam chorar de alegria. Sintam orgulho em Portugal e o demonstrem. Falta-nos paixão…

É isso que eu não vejo, é isso que eu não sinto.

Precisamos todos de paixão, só assim vamos lá!


Comentários

Mensagens populares