Ironias

Ouvimos tantos lugares comuns durante a nossa vida que muitas vezes, aceitamos as recomendações como conselhos do pacote de farinha. E muitas vezes dizem-nos: depois da tempestade vem a bonança ou quem procura encontra…coisas deste género, que achamos que são frases feitas. E não são, quando as vivemos.

Eis que nos encontramos numa posição em que temos uma linha de comboio, que como sempre, divide dois lados. E obviamente estamos num dos lados, estar no meio da linha não é opção… e na posição em que nos encontramos, achamos que estamos no sitio certo. É ali que temos de estar, é ali que queremos estar e ficamos, e vamos ficando. Não há lados bons ou maus, existem opções e caminhos, isso sabemos intrinsecamente.

Do lado oposto ao nosso, há vida como a que temos do nosso lado. Tudo aparentemente igual, de um lado e do outro.

Um dia em que percorremos a linha a passeio e onde algumas vezes nos colocamos, olhamos para o lado em que insistimos estar e para o outro em frente e percebemos que a resposta e renovação, estiveram o tempo todo de frente para nós, só que como insistíamos em manter-nos firmes e fieis naquela realidade, não tínhamos capacidade para ver mais além. Só é fácil perceber isso quando já não estamos emaranhados numa teia de ilusões e mentiras, nunca antes. Não deixa de ser irónico que estivesse sempre ali, à nossa frente.

É um mix entre o não ver porque não queremos, porque não podemos, porque não sabemos e porque na realidade as coisas ainda não aconteceram para sabermos que a possibilidade esteve sempre do outro lado da linha do comboio. E a linha marca efetivamente a passagem da escuridão para a luz.  

Os momentos de clarividência nunca acontecem na ocasião que achamos que devem, acontecem quando têm de acontecer. Seguramente, quando já estamos preparados para eles.

Talvez finalmente tenha acontecido quando fez sentido.


(qualquer semelhança com a realidade não é pura ficção...)


Comentários

  1. É isso mesmo...
    Este teu post fez-me lembrar deste video/leitura:
    Her Space Holiday - "The Telescope Reading (of Coarse)" - https://www.youtube.com/watch?v=RILPLvT8920

    ResponderEliminar
  2. Olha que bonito! Obrigado pela partilha :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares