Avó Rosa

Quis o destino que a minha avó Rosa partisse hoje.

A minha avó faz e fará sempre parte do legado de grandes mulheres que tenho tido o prazer de ter na minha vida. Apesar do seu mau feitio, génio e defeitos bem vincados que tinha, foi o pilar da nossa família sempre, papel do qual nunca de demitiu e que sempre cumpriu com zelo e dedicação. Acima de tudo, a minha avó foi uma mulher que nunca baixou os braços para que as pessoas próximas tivessem ajuda no que fosse necessário. Não foi apenas o dinheiro que cedeu, foram acima de tudo os seus braços e o corpo que estiveram sempre disponíveis para acolher os que diversas vezes vieram ao seu socorro.

Esteve sempre lá na febre alta, no portão do colégio, na praia, nos aniversários, festas e natal, a passar e lavar roupa como se o mundo acabasse amanhã se não o fizesse, a fazer os almoços entre aulas, as costeletas com pimentão e tudo o que cozinhava com mão de ouro, a enfiar os sabonetes de feno de Portugal no meio dos lençóis, nos almoços de domingo, nos telefonemas dia sim dia não, nos passeios ao fim-de-semana e desde sempre em tudo sem nunca se demitir do seu “cargo” de avó.

Da minha avó espero ter herdado isso. Uma capacidade infindável para ajudar, os próximos, os mais distantes, mas acima de tudo os nossos. Por isso, digo com orgulho que também eu, tentei retribuir-lhe isso tudo que me deu, com a sua valiosa presença. Eu estive lá para ti avó, sempre. Às vezes com má vontade e contrariada, porque os jovens são assim… mas de coração aberto. Um dia apercebi-me que esses momentos eram só nossos e que eu iria guardá-los só para mim, e senti-me valiosa, detentora de uma relação que mais ninguém tinha contigo. E assim foi. O que fizemos juntas é meu e teu, só nosso e de mais ninguém. Guardo esses dias com muito carinho e amor no fundo do meu coração.

A minha avó Rosa esteve comigo desde de sempre, por isso, também eu quis estar com ela até ao fim. Hoje perdi uma amiga, com a qual tenho uma dádiva de gratidão sem tamanho. Espero que leves contigo o orgulho que sinto em ser tua neta. 

Obrigado avó.


Comentários

  1. Não há palavras que descrevam a dor e os vazios deixados pela morte de alguém, isso fica sempre na dimensão não tangível do nosso pensamento. :( :(
    Banda Sonora: The Walkmen - Heaven ( https://www.youtube.com/watch?v=6QaFK_GvO_s )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bruno. A vida é mesmo assim, mas custa sempre...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares