Estados físicos da matéria

Em química aprendemos que existem três estados físicos da matéria: sólido, liquido e gasoso. Para isto se dar é porque qualquer coisa acontece e faz com que as substâncias ao nível molecular alterem o seu estado físico.

A minha matéria diz que está saturada. Muitas ocorrências têm processado oscilações no meu estado físico, oscilações que estão a ocorrer com alguma cadência e não só saturam como aborrecem imenso. E fazer o quê?

Combate-se com afinco, sempre. No entretanto, vai descompondo o sistema molecular, por vezes para arrumá-las e por outras para simplesmente baralhar tudo e criar confusão. Idealmente, até nem deveria ser mau isto acontecer, quase como uma espécie de oxigenação celular, como acontece com a respiração e alguns exercícios que se fazem ou quando se bebe água, natural e saudável. O problema é quando se prolonga no tempo, cansa. É muito extenuante.

E que tipo de coisas é que podem causar isto tudo?

A convivência com pessoas negativas ou pessimistas, situações que parecem não mudar ou não evoluir de todo, ansiar conseguir fazer mais coisas que um dia permite, não enfrentar tudo o que precisa de resolução imediata e ter a coragem de mandar uma série de coisas para trás das costas ou simplesmente gritar: acabou.

Apetecia-me ter a sensibilidade de um porco espinho. Quero lá saber se gostam ou não gostam, se cai mal, se ficam ofendidos, se não é correto ou se parece mal. Azar. Fazer o inverso parece sempre demasiado intrusivo, preocupar-me em demasia com situações, pessoas ou coisas que não me levam a lado nenhum. Ora bolas… antes porco espinho que desgastada.

E viram e reviram-se as moléculas em centrifugação. Na centrifugação habitualmente extraem-se partículas pequenas que desvendam crimes, pelo menos é o que dizem no CSI. Não tenho sucesso nenhum com os meus processos de centrifugação, deixam-me frustrada. Se faço é porque faço, se não faço é porque não faço. Se pergunto é porque me preocupo, se não pergunto é porque não quero saber… socorro. Não existe um meio termo aceitável, até porque meios termos podem ser duvidosos antes numa ponta ou noutra, em plena definição do sim ou do não. Pela abolição do talvez e pela instauração do modo porco espinho em permanência.

Estou mesmo saturada. Devo ter de procurar outra formula qualquer nova, física, química, matemática. “Preso por ter cão e preso por não”. O que raio se passa com as pessoas? Nunca estão satisfeitas com nada nem de bom nem de mau, são mais desgastantes que a erosão. 


Comentários

  1. Pois ao contrário de todos os que julgam rápido, eu acredito que o meio termo é que é a chave. As coisas fluem se forem equilibradas a ideia romantica e para mim infantil que tudo tem de ser ao máximo não é a correta. Não vejo a vida como tendo de ser uma sucessão de máximos e mínimos, eu acredito que uma coleção de máximos e mínimos só nos traz ansiedade e desespero em demasia e frustação ou sentimento de estagnação no final.
    Meio termo não é ser mole, meio termo não é não fazer escolhas, meio termo é olhar para o caminho, ver o que nos rodeia e seguir o caminho que mais se nos adequa.
    Beijos

    Banda Sonora: The Raveonettes - Aly, Walk With Me
    ( https://www.youtube.com/watch?v=I-3fmjjk4aA )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. É um ponto de vista de quem já tem bagagem. Faz todo o sentido, também acredito nisso. Só não consigo lidar bem com pessoas que se colocam sempre no meio termo para não ter de assumir o sim ou não. Algumas alturas na vida não se decidem com nis ou talvez, é sim ou sopas :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares