Fora da caixa

Quando ideias semi desconexas começam a ganhar forma e vida própria, que se faz com elas?

É daquelas situações típicas: “nunca pensei bem nisso” e de um dia para o outro começas a pensar e dar forma às coisas. Primeiro só na cabeça, a congeminar o como concretizar a coisa, mesmo que parece não fazer sentido. Depois mesmo não fazendo sentido listas mentalmente os prós e contras e o nunca transforma-se em: “e porque não?”. 

Assim como quem não quer a coisa começas a idealizar cenários e de certa forma a “manipular” as circunstancias a teu favor. Dás por ti em situações que nem parecem reais: “perguntei mesmo isto?” ou “fiz mesmo isto?”.

Não sei como funciona com as outras pessoas, mas comigo funciona assim: a ideia entra, ganha forma, materializa-se e instala-se o caos! Como dar forma a uma ideia? Como é que chego lá? E sempre que surge uma pergunta, saltam um montão de respostas a seguir, medos e outras coisas tudo à mistura. Mas continuo na mesma, agora que já assimilei que quero, é quase impossível desistir. Com isso tudo em ebulição o problema é conseguir fazer as coisas básicas do dia-a-dia: dormir, comer e descansar.

Podia ter passado com a idade, estas coisas de saltar a meio da noite da cama para apontar qualquer coisa, fazer um desenho ou escrever um texto, mas não, mantém-se tudo igual. Se o meu envolvimento se enraizar na ideia, pode demorar um dia, um mês, meia vida mas eu chego lá. A gestão da ansiedade e paciência em cumprir o desígnio, é também um desafio e tem sido o maior de todos, confesso. Algumas coisas não são para acontecer já, são sementes que se plantam e que se colhem mais à frente no caminho, e perceber isso? Aprendizagens consistentes e estruturadas precisam de tempo para ganhar forma e para crescerem, não ficam operacionais no imediato. Nada se perde, na verdade… nem tempo. O tempo vai dar estrutura e solidez às ideias semi desconexas…

As que não são para funcionar ou que não fazem sentido caem por terra. As outras, crescem, crescem, crescem…e irão florescer como um jardim. Para isso tenho de começar por definir o terreno onde quero plantar, que enquadramento paisagístico lhe quero dar, organizar os fundos para fazê-lo e pôr mãos à obra. Dar forma ao que quer que seja, implica dedicação, organização, tempo e amor.

Vale para tudo. Um projeto que se pretende desenvolver, uma família que se pretende construir ou uma amizade que se pretende manter. São estes formigueiros na alma que nos fazem sonhar e lutar por aquilo que queremos. Tudo o que vale a pena conquistar demora, como as pessoas que nos desafiam, valem bem a pena. 


Comentários

  1. True!
    Banda sonora: Phantogram - Don't Move
    ( https://www.youtube.com/watch?v=Ur17pfjIRVo )

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares