Kamikaze*

Esperar sempre o melhor das pessoas, será uma ideia errada?

Sinto-me um bocadinho kamikaze por esperar sempre o melhor das pessoas. Diz-se que é nos momentos mais difíceis ou nos maus momentos que se percebem quem são os amigos. Não sei se será assim, os amigos estão nos bons e nos maus momentos e não se revelam apenas nos tempos difíceis, revelam-se sempre. Compreendo porque se diz isto, e é fácil perceber. Nos momentos complicados precisamos sempre de mais apoio, de um ombro amigo, de um abraço de uma atenção. É transversal para os bons momentos mas nessas alturas a euforia toma conta de nós e achamo-nos super heróis que se bastam a si próprios, até nos afetos.

Nos momentos mais complicados, quando não nos suportamos a nós próprios, é verdade que o carinho dos amigos é essencial. Ninguém passa pela vida sem percalços, e nessas alturas todo o apoio é bem vindo. É muito mais fácil ter esperança e acreditar quando temos bons amigos ao nosso lado, a torcer por nós. Dão-nos a combustão que precisamos para prosseguir. Tenho imensa sorte, sei disso.  

Mas continuo a apostar nesta ideia: espero sempre o melhor das pessoas. É o principio da igualdade para todos, equilibra as coisas pelo menos para mim. Ninguém tem de provar nada a ninguém, porque supostamente temos de agir de acordo com a nossa essência, e com base nisso, o certo será sempre mostrar aquilo que somos, sem tirar nem pôr. E se os outros se mostram como são, logo terei de esperar o melhor deles, mesmo que esse bom, se acordo com os meus parâmetros seja uma desgraça. Talvez seja um bocadinho confusa esta ideia… mas tem vindo a ganhar forma. Como tudo o que se constrói, vai-se adaptando ao que se vive, portanto vai-se transformando com base na experiência. Neste caso, na minha.

Gosto desta ideia, talvez utópica que devo esperar sempre o melhor das pessoas, é o que eu estou disposta a dar. Sem me querer usar como exemplo obviamente, mas esta ideia faz-me valorizar os outros e de certa forma, dá-me esperança nas relações entre as pessoas, os elos que se criam, os vínculos. Indiferente se é amor, amizade, carinho, respeito… é uma boa base para se construir qualquer coisa, os alicerces saudáveis sustentam as boas ligações entre as pessoas. Precisam de manutenção como tudo na vida, para evitar o desgaste.

Por isso, espero sempre o melhor das pessoas, de todos os que se vão aparecendo à frente, nos dias bons e nos dias sombrios. Os que permanecem, os que vão e voltam, os que vão embora e os que chegam. 

Não deixa de ser um bocadinho kamikaze! Mesmo depois de algumas desilusões, continuar neste registo. Olhem, que se lixe... é assim. Coração ao alto, e  resto logo se vê!

Obrigado por tornarem os dias muito mais interessantes, as pessoas fascinam-me sempre. 


*Kamikaze ou Camicaze (em japonês: 神風, kami significando "deus" e kaze, "vento", comumente traduzido como "vento divino") era o nome dado aos pilotos de aviões japoneses carregados de explosivos cuja missão era realizar ataques suicidas contra navios dos Aliados nos momentos finais da campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial.

Comentários

Mensagens populares