Preconceitos da beleza

 As questões da beleza inserem-se no perigoso âmbito das opiniões subjetivas.

No entanto, algumas belezas são inquestionáveis por mais subjetivo que seja o nosso parecer, são bonitas sem margem para debate.

Claro que quando falamos em beleza masculina ou feminina o tema piora substancialmente, parece que ser-se bonito ou é excessivamente pejorativo ou altamente compensatório, sem que se atinja um meio termo para uma qualidade que alguns homens e mulheres detêm. Infelizmente não é para todos, é um facto uns com mais outros com menos e outros nem tanto. Proporções aplicáveis não só à beleza mas a outros atributos da condição humana. E nós gostamos do que é bonito! É também natural e facilmente aceitável!

Fazemos quilómetros para ver um penhasco natural de beleza inegável, marcamos férias para praias paradisíacas que nos deixam sem folego de tão bonitas que são, escolhemos uma flor porque é bonita e viçosa, um carro pela beleza das linhas e por ai fora. Não optamos por coisas que nos agridam a vista ou que nos incomodem o corpo.

Obviamente que não vamos andar a escolher as pessoas com quem nos damos por critérios de beleza, mas também não as vamos excluir por isso. Há muito mais nas pessoas que um palminho de cara e por ai fora, felizmente. Mas não é invulgar ouvir-se (na versão feminina): não gosto de homens bonitos.

Eu até entendo, é um mecanismo de defesa e não é, não se gostar. Da mesma forma que eu vejo que ele é bonito, as outras mulheres todas do mundo também saberão apreciar a beleza do “nosso homem” e não vamos querer que as outras lhe tirem as medidas assim. Acresce o preconceito de se achar que as pessoas bonitas, independentemente do género, são burras ou pouco inteligente. Uma perfeita estupidez, quanto a mim.

Que a beleza não constitua um obstáculo para nada. Os que a têm, assim como a inteligência, a saibam usar para seu beneficio. Cada um deve saber utilizar as ferramentas naturais que lhe foram atribuídas, é tão simples quanto isto. Nem se julgar mais ou menos por isso, aceitar com naturalidade o que se tem, é isso. 

E sim, um homem bonito é sempre uma bênção para a vista, assim como uma mulher. Sei valorizar e apreciar uma mulher bonita, apesar de me deleitar inquestionavelmente com o sector masculino, seja ele bonito ou não.


Comentários

Mensagens populares