Ao mês de Março!

"O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares."

Eis que Março se aproxima a passos largos…e assim se passam dois meses.

Não estou a fazer um balanço de 2014, porque ainda é cedo, mas quero apenas deixar registado que detesto o mês de Março!

E atenção, não é não gosto, é mesmo detesto! E tenho motivos para isso porque é sempre o mês em que todo o mal se reúne para me fazer a vida negra. As únicas vantagens de Março é que começa a Primavera e muda a hora, marca o inicio dos dias grandes. O signo correspondente também não ajuda, Peixes: não morremos de amores. Deve ser do excesso de sensibilidade, como sou mais todo o terreno, a extra-sensibilidade pisciana tira-me do sério. Claro que existem pessoas peixes que adoro, mas também elas são uma exceção! Acho que posso alegar o mesmo motivo que os famosos utilizam para os divórcios: diferenças irreconciliáveis. De qualquer modo, nunca se sabe as voltas que a vida dá…e como tenho a Lua em Peixes, podemos sempre encontrar algures um dia, um ponto de afinidade. Até lá, não estamos no mesmo comprimento de onda.

Março marca o fim do Inverno, e a daqui para a frente a vida começa a florir novamente. Na minha vida marca o fim do fim, todos os meus fins com ponto final ocorreram em Março: a morte do meu avô, a morte do meu primeiro gato, a morte do meu tio e o fim de um grande amor. Marca também o principio  da doença da minha avó, que no ano passado quase ia sendo o fim dos fins para ela. E parece que este ano, Março começa com a minha outra avó também no hospital, a idade não perdoa.

Até a Natália Correia morreu em Março… se estiverem para a agendar um fim do mundo, há-de ser em Março, tomem nota!

Não é nenhum drama, os fins são tão necessários como os princípios. Os fins naturais das coisas assinalam o fecho de uma jornada. Os princípios dão-nos a possibilidade de voltar a tentar, seja de que forma for, é isso que faz a Primavera. Tudo volta a florir e a vida volta a ganhar brilho… é deixar Março passar com ligeireza para receber o Verão em pleno.

Felizmente existem mais 11 meses do ano para apagarem este, quando chego a Maio já me esqueci. É a parte boa!

Também não me importo de recomeçar nem me assustam as mudanças, ficar ver a vida passar não é para mim, eu vivo com a vida. 


Comentários

Mensagens populares