Para a minha avó

A minha avó fez 89 anos esta semana. Nem sequer é um número redondo, é imperfeito como os números impares.

Mas é a idade da minha avó. E se ela é imperfeita! A minha avó tem muitos de defeitos, coitada, é verdade! Não gosto dela em menos por isso. É minha avó gostaria dela sempre, por isso mesmo. É a minha avó!

E gosto ainda mais dela, porque a minha vida não seria a mesma sem tudo o que ela fez por mim.
Apesar de todos os defeitos que carrega, foi e é aquilo que uma avó deve ser: presente, constante e de confiança.

Se há pessoa nesta vida que nunca me falhou ou faltou foi a minha avó. E eu sempre tentei e tento retribuir da mesma forma. Não o faço por obrigação, faço porque é a minha forma permanente de agradecer tudo o que ela e o meu avô me proporcionaram, como criança, menina e mulher. Sinto que nunca será o suficiente, faça o que fizer. O valor do que me deram é tão grande que eu, neste corpo e nesta vida, nunca irei conseguir retribuir na justa medida. Mas tento.

Ela esteve sempre ao meu lado quando estive doente, quando precisei de companhia, para me levar e ir buscar à escola, para me dar o almoço, para me cozer o vestido rasgado, para me ensinar a mexer na máquina de costura, para apagar as velas do meu aniversário, para me dar banho, para me fazer salivar com a comida que tão bem cozinhava, para pôr os “fenos de Portugal” nas gavetas dos lençóis, para irmos às compras de natal, para os passeios de fim-de-semana, para nos levar à praia… para tudo.

O mau feito é compensado por uma tenacidade que mais ninguém tem. Incansável no apoio a toda a família.

A única vez que me lembro de me ter tentado dar uma palmada, foi uma vez em que por algum motivo desobedeci e ela tentou apanhar-me para a palmada. Não conseguiu, claro… eu corri pelo quintal a fora como se estivesse a jogar à apanhada! Ela cansou-se logo, desistiu e riu… sempre me portei bem.

Presença fixa na ajuda que incansavelmente deu a toda a família, é essa a marca da minha avó e fazem dela um exemplo, na constância e confiança que isso sempre me trouxe, que isso sempre nos trouxe. Sempre esteve lá para pôr tudo a mexer e tudo a funcionar.

Os últimos anos não têm sido fáceis. A velhice é uma treta! Todos os minutos contam, não só na velhice, mas especialmente nesta idade. O amanhã é incerto e a saudade do que foi vai aumentando. 

Relembro-me disto todos os dias, com um obrigado Avó, do tamanho do mundo.


Comentários

  1. Aproveitar todos os momentos possiveis com "eles"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reli isto hoje... é mesmo assim. Todos os minutos, serão sempre poucos. Então quando terminam... são preciosos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares