Incredibilidade

Não consigo evitar! Espanta-me sempre a incapacidade que as pessoas têm de não se sentirem responsáveis pelo que fazem. 

Numa primeira instância, a incredibilidade instala-se e ficamos sem reação, depois passada esta fase passa a ser apenas cómico! O que se deve aprender com a vida, com a experiência, com a história pessoal de cada um é muito mais do simplesmente seguir a rotina, pelo caminho pressupõe-se que as pessoas tenham capacidade a aprender as lições que precisam e as que devem.

Existem coisas básicas, que a meu ver são básicas, como: se vou semear laranjas não vou estar à espera de colher maçãs! Se sou gentil os outros serão gentis comigo, se sou educada serão educados comigo e por ai fora, é assim que as coisas se encadeiam na vida. Mesmo que numa primeira fase, o outro comece com falta de educação e desrespeito, se mantivermos a postura certa, positiva e construtiva, mais cedo ou mais tarde ou outro irá acabar por mudar de postura. Bem, também é preciso que o outro lado tenha alguma inteligência e flexibilidade para isso, mas vamos supor que sim, e portanto por muito que possa demorar, acaba por chegar lá!

É tudo uma questão de lógica: comportamentos violentos incitam violência, calma irá acabar por gerar calma. Aprendemos pela repetição e pelo exemplo de boas práticas, mesmo que se tenha aprendido a mal, eventualmente com uma palmada bem dada pela falta de educação. Boas ações geram boas reações, boas práticas educam as pessoas num contexto de um mundo melhor. É esse o nosso objetivo no mundo, julgo não estar enganada.

Mesmo que nos tentem convencer do contrário ou imputar culpa que não temos, se sabemos que não é verdade, por mais que nos tentem afetar ou denegrir, jamais o conseguirão. Uma consciência tranquila é mais potente que uma arma apontada à cabeça, até nos podem matar, mas a culpa ficará para sempre com eles. Por isso, temos de ter cuidado com o que escolhemos, e com o caminho que queremos assumir, mesmo que tentemos contornar a responsabilidade, ela virá um dia cobrar a sua parte.


Comentários

Mensagens populares