A importância de um nome

Todos nós temos um nome, o nome dá-nos um significado ou somos nós que damos significado ao nosso nome!? Bem, eu acho que são as duas coisas juntas. 
Quando nascemos, os nossos pais escolhem um nome porque gostam, porque é o nome do pai ou da mãe, do avó ou da avó, dum amigo ou alguém que marcou, um personagem de um livro ou filme...é uma escolha pensada, porque essa pessoa com o nome escolhido por eles irá acompanhá-los por toda a vida. 
Pessoalmente acho que não devemos dar o nome do nosso pai, avô, avó, bisavó aos nosso filhos (volto a frisar é a minha opinião), porque somos únicos! O António filho do António, neto e bisneto do António é obviamente uma pessoa única pelas suas características, mas teve o azar de ter o peso do nome de família associado ao seu próprio nome e mesmo que isso não interfira directamente com a sua vida, dá-lhe a responsabilidade do legado do nome, não que não se tenhamos sempre essa responsabilidade pelo sangue...mas pelo nome vêem as invitáveis comparações. 
O nome dá-nos um significado porque chamar-me Sofia e não Mónica, é completamente diferente. Os nomes são simbólicos, têm uma origem e um significado que aprendemos mais tarde, mas que aos poucos vamos incorporando mesmo sem sabermos ao certo o significado do mesmo. Talvez isso explique um pouco, o facto de eu durante muito tempo não me identificar com o meu nome, ao ponto de não responder quando me chamavam. Precisei aprender o significado de Sofia, para aceitar a escolha dos meus pais. Por isso, não só o nome me deu significado com um lhe dei um significado pela minha própria personalidade. 
Eu precisei compreender para aceitar, durante algum tempo achei mesmo que não gostava do nome e era só isso, mas depois o nome cresceu comigo e ao mesmo tempo que as pessoas o identificavam comigo também eu, passei a identificar-me com ele. Eu sou este nome, diz muito sobre mim, não são apenas uma representação escrita de cinco letras, que dão a sonoridade do meu nome e uma simples palavra. Eu sou a Sofia, ao que parece o nome significa: "Nome com origem no grego sophia que significa sabedoria, ciência. Variante de Sophia.", mas também aquela pessoa que nasceu  em Maio num dia de chuva torrencial e que tem esta história de vida e que se comporta de determinada maneira, esta pessoa com este contexto especifico é Sofia, sou eu, e não poderia ter outro nome. 
Ao identificarmos-nos com o nosso nome aceitamos a nossa própria história e damos alma ao nosso nome.
Os meus quadros em papel :) aceito encomendas! ehehehe 


Comentários

Mensagens populares