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Banalização das instituições

Um tema sério. E provavelmente polémico.

Antes de entrar em pormenores devo dizer que é uma reflexão que tenho vindo a fazer e como tal, não é uma opinião estanque é um ponto de vista que se tenho vindo a construir. Pode estar errado, pode estar certo é um tema que me tem inquietado.

As questões do ensino são sempre sensíveis e que fique claro, o ensino/ educação deve ser acessível a todos como principio universal. No entanto, acho que se está a banalizar no sentido da qualidade do saber que se alcança e estou a pensar no caso especifico das Universidades. Hoje é quase pratica comum, ir-se para a universidade… mas a universidade não é um espaço qualquer e o que se pretende para além do ensino é que as pessoas que para lá vão pensem!

Para pensar também é preciso que deixem os alunos fazê-lo, o que alguns professores não fazem. É verdade que a maioria dos alunos não tem intenção alguma de pensar, só querem passar de ano, acabar o curso, alguns ter boas notas sem qualquer reflexão sobre tudo o que lhes é despejado em cima…

E depois a promessa que o curso superior irá abrir portas para um emprego melhor… hhuummmmm não é o diploma que nos dará isso, tem de ser o que temos dentro de nós… e ai também falha o recrutamento. E as cunhas, lá está…o fator C deste país! AH…e o apelido de jeito… também ajuda um bocadinho desde que se tenha pelo menos um tico e um teco (só um dos dois é opcional) e um tio emprestado ou verdadeiro…

Qual será a solução? Sinceramente não sei. Tentar tornar uma parte do ensino mais gourmet?
Acessível para todos (ponto assente) contudo tentado que alguns se destaquem mais e se mantenham nesse rumo. E não serão apenas académicos ou como académicos que alguns também deixam de pensar a meio do processo… pessoas que se envolvem na vida de todos os dias, mas que não se demitem de pensar. 

Falta às Universidades algum contacto com a realidade… debitar matérias que se decoram é vazio. Aliás debitar por debitar por si só é oco…

Estamos a falhar no meio do percurso. Não é ir para a Universidade que nos prepara, é o que se aprende, como se aprende e a experiência de aprender e não tem de ser necessariamente na Universidade isso não torna as pessoas menos capazes, por não frequentarem na Universidade. Outros interesses são igualmente ricos no desenvolvimento social, cívico e cultural das pessoas…

Volto a reforçar, não é tornar as Universidades inacessíveis é sim, exigir-lhes a excelência…

Não sei consegui expressar bem a minha ideia. Sinto que existe um vazio de conhecimento e que as pessoas que frequentam a Universidade, apenas as veem como um degrau para chegar a um sitio melhor de forma concreta e material e não a real essência do conhecimento. Perdeu-se o conceito de academia da Grécia antiga… eu sei, os tempos são outros, mas o conhecimento é sempre conhecimento…e aprender é tão necessário como respirar.


Comentários

  1. Concordo com a tua reflexão. Em minha opinião o ensino superior deve ser acessível na prática e não na teoria.
    Quanto à excelência é verdade que devem pautar pela excelência, eu acrescentaria a eficácia na formação e na transferência de conhecimento.
    Dessa forma eu dava ao ensino superior uma valente cambalhota. Mudança total de paradigma, lá está não no acesso, mas em tudo o resto.
    Uma das coisas que fazia era alterar-lhe o nome. Chamar-lhe-ia de ensino "Complementar", se bem que já deva existir esse ensino com outro significado, mas seria por ai. Seriam 5 anos de aprofundamento de conteúdos práticos a aplicar nas atividades laborais que se seguiriam a este ensino que chamo "complementar".
    Beijinhos
    Bruno

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  2. É capaz de ser isso, é uma mudança total de paradigma. Não se adaptaram na estrutura do ensino, o acesso sim, democratizou-se...mas o resto parece que cristalizou no tempo. E pq não se podem escolher disciplinas a vulso? Devias poder construir o nosso próprio plano curricular, sabem que as nossas escolhas dariam a acesso a determinadas opções. E claro essencial um maior enfoque com o mundo real e profissional... caso contrário na prática o conhecimento não nos serve para grande coisa...

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