Um tema sério. E provavelmente polémico.
Antes de entrar em pormenores devo dizer que é uma reflexão
que tenho vindo a fazer e como tal, não é uma opinião estanque é um ponto de
vista que se tenho vindo a construir. Pode estar errado, pode estar certo é um
tema que me tem inquietado.
As questões do ensino são sempre sensíveis e que fique
claro, o ensino/ educação deve ser acessível a todos como principio universal.
No entanto, acho que se está a banalizar no sentido da qualidade do saber que
se alcança e estou a pensar no caso especifico das Universidades. Hoje é quase
pratica comum, ir-se para a universidade… mas a universidade não é um espaço
qualquer e o que se pretende para além do ensino é que as pessoas que para lá
vão pensem!
Para pensar também é preciso que deixem os alunos fazê-lo, o
que alguns professores não fazem. É verdade que a maioria dos alunos não tem
intenção alguma de pensar, só querem passar de ano, acabar o curso, alguns ter
boas notas sem qualquer reflexão sobre tudo o que lhes é despejado em cima…
E depois a promessa que o curso superior irá abrir portas
para um emprego melhor… hhuummmmm não é o diploma que nos dará isso, tem de ser
o que temos dentro de nós… e ai também falha o recrutamento. E as cunhas, lá
está…o fator C deste país! AH…e o apelido de jeito… também ajuda um bocadinho
desde que se tenha pelo menos um tico e um teco (só um dos dois é opcional) e
um tio emprestado ou verdadeiro…
Qual será a solução? Sinceramente não sei. Tentar tornar uma
parte do ensino mais gourmet?
Acessível para todos (ponto assente) contudo tentado que
alguns se destaquem mais e se mantenham nesse rumo. E não serão apenas
académicos ou como académicos que alguns também deixam de pensar a meio do
processo… pessoas que se envolvem na vida de todos os dias, mas que não se
demitem de pensar.
Falta às Universidades algum contacto com a realidade…
debitar matérias que se decoram é vazio. Aliás debitar por debitar por si só é
oco…
Estamos a falhar no meio do percurso. Não é ir para a
Universidade que nos prepara, é o que se aprende, como se aprende e a
experiência de aprender e não tem de ser necessariamente na Universidade isso
não torna as pessoas menos capazes, por não frequentarem na Universidade.
Outros interesses são igualmente ricos no desenvolvimento social, cívico e
cultural das pessoas…
Volto a reforçar, não é tornar as Universidades inacessíveis
é sim, exigir-lhes a excelência…
Não sei consegui expressar bem a minha ideia. Sinto que
existe um vazio de conhecimento e que as pessoas que frequentam a Universidade,
apenas as veem como um degrau para chegar a um sitio melhor de forma concreta
e material e não a real essência do conhecimento. Perdeu-se o conceito de
academia da Grécia antiga… eu sei, os tempos são outros, mas o conhecimento é
sempre conhecimento…e aprender é tão necessário como respirar.
Concordo com a tua reflexão. Em minha opinião o ensino superior deve ser acessível na prática e não na teoria.
ResponderEliminarQuanto à excelência é verdade que devem pautar pela excelência, eu acrescentaria a eficácia na formação e na transferência de conhecimento.
Dessa forma eu dava ao ensino superior uma valente cambalhota. Mudança total de paradigma, lá está não no acesso, mas em tudo o resto.
Uma das coisas que fazia era alterar-lhe o nome. Chamar-lhe-ia de ensino "Complementar", se bem que já deva existir esse ensino com outro significado, mas seria por ai. Seriam 5 anos de aprofundamento de conteúdos práticos a aplicar nas atividades laborais que se seguiriam a este ensino que chamo "complementar".
Beijinhos
Bruno
É capaz de ser isso, é uma mudança total de paradigma. Não se adaptaram na estrutura do ensino, o acesso sim, democratizou-se...mas o resto parece que cristalizou no tempo. E pq não se podem escolher disciplinas a vulso? Devias poder construir o nosso próprio plano curricular, sabem que as nossas escolhas dariam a acesso a determinadas opções. E claro essencial um maior enfoque com o mundo real e profissional... caso contrário na prática o conhecimento não nos serve para grande coisa...
ResponderEliminar