Avançar para o conteúdo principal

Estação Certa

Nunca nos devemos apaixonar no inverno. Não te apaixones no inverno, não permitas que isso aconteça.

De todos os males a evitar durante o inverno, este será um deles. Uma gripe evita-se com a medicação certa, agora quando se deixa o amor entrar na estação mais fria e escura do ano, não podemos esperar o melhor. São as probabilidades, a natureza não engana. Os animais hibernam, as árvores não têm folhas nem fruto, nada cresce no frio, na neve e sobretudo nada cresce na escuridão. Mesmo as criaturas que vivem nas profundezas dos oceanos, não sobem até à superfície para perto da luz, vivem confinadas na escuridão, crescem e desenvolvem-se nesse ambiente, como as doenças que se propagam no corpo. As pessoas que nascem no inverno são demasiado frias.

Que amor poderá ser este que se estabelece no inverno?

Devia existir um filtro bem espesso que evitasse que isto acontecesse. O inverno é necessário para a regeneração da natureza, o ciclo que se completa onde tudo morre, para renascer com a primavera, a estação que encerra o ano, que deita por terra o que já não serve. Logo, se já não serve vamos alimentá-lo com o amor? Vamos permitir que o amor germine no meio da terra morta e seca? No meio do frio e do gelo? No meio do nada e da escuridão? No fim do tempo? Não nos devemos apaixonar no inverno. Não devia ser possível, até. Deveria existir um botão de “on hold” que não permitisse.

Não nos devemos apaixonar no verão. Não te apaixones no verão, não permitas que isso aconteça.

O verão engana-nos com a loucura, com as noites longas, com os corpos bronzeados e com os cheiros que encantam. A fome imensa que o verão nos trás, para alimentar um ano inteiro, tudo é físico e apenas físico. Intenso mas imperfeito, marcante mas passageiro. No verão tudo passa depressa e com muita intensidade. O calor cria a ilusão de uma demência permanente, mas que se dissipa aos os primeiros ventos frios e com a mudança da hora.

Quando nos deixamos enganar por este amor insano, temos de saber à priori que, toda a febre passa quando identificada a infecção que a provoca. É um amor doentio de curta duração e que extingue com o regresso à realidade e que a rotina mata logo no primeiro confronto. Ninguém se compromete verdadeiramente no verão. As pessoas que nascem no verão são demasiado intensas.

É o amor nas estações mais vincadas que devemos evitar. Não se deixem contaminar nem pelo frio nem pelo calor. Esse amor não é real, esse amor não é para ser. O amor que fica é aquele que respeita os ciclos da natureza, exterior e interior. Não existe uma estação certa, mas existem pessoas que as tornam mais certas.

Quando o amor é verdadeiro, que importa a altura do ano em que acontece? Saber que é real e reciproco, é tudo o que basta. 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não devemos voltar a onde já fomos felizes

Hoje acordei com esta expressão na minha cabeça: “não devemos voltar a onde já fomos felizes”. Sempre que penso nisto, e cada vez mais me convenço, que está completamente errada. Na prática, acho que a expressão tem a ver com pessoas e não com lugares. Não voltarmos a onde já fomos felizes, ou seja, não voltar para determinada pessoa. O local acaba por vir por acréscimo, já que as memórias não ficam dissociadas de situações, locais ou pessoas. Mas é sempre por aquela pessoa específica, que não devemos voltar atrás e não pelos  momentos felizes que se viveram naquela praia ou no sopé daquela montanha. É o requentado que não funciona… ou não costuma funcionar. Acredito que para algumas pessoas dê resultado, mas de uma forma geral, estar sempre a tentar recompor uma situação que não tem concerto, não tem mesmo solução! Mesmo quando existe muito boa vontade e uma boa dose de amor. Voltando aos locais, que é isso que me importa. A história reescreve-se as vezes que forem pre

Nirvana no dramático de Cascais

Apropriado para esta semana, em que fui ver o documentário sobre a vida do Kurt Cobain.  Fiquei a entender porque se apresentou em Cascais completamento apático. O concerto aconteceu a 6 de Fevereiro 1994 e o Kurt cometeu suicídio a 5 de Abril do mesmo ano. Não devia estar no auge do contentamento... No palco esteve apenas para fazer o que lhe competia com nenhuma interacção com o público. Apenas cantou e tocou, sem dirigir uma única palavra ao público presente. Na altura achei aquilo demais, e fez-me gostar menos de todo o concerto. Só que eram os Nirvana e a eles tudo se perdoa. Recordo do meu pai me dizer: "olha aquele tipo que foste ver no outro dia, morreu. Estava a dar nas noticias." Acho que nem fiquei surpreendida, talvez suspeitasse que seria o desfecho lógico.  Sempre achei que o Kurt Cobain era um homem denso, profundo e melancólico e comprovou-se com o documentário.  Não iria dar para viver mais do que foi. A vida não foi fácil para o Kurt, um tipo se

Guns N Roses - Alvalade 2 Julho 1992

O concerto que não aconteceu porque eu não fui. É de todos os que não fui, aquele que mais me marcou, por uma série de acontecimentos. Queria mesmo ter ido! Foi o apogeu do Axl Rose, como se comprovou mais tarde… nunca mais voltou a ser o mesmo, aliás os Guns tornaram-se uma bandalheira que ficou presa naquele tempo. Não conseguiram cimentar o percurso musical para além daquele período histórico. Adiante… 1992 foi o ano do cão para toda a nossa família, começou com o desfecho tenebroso em 1991 com os AVC’s do meu avô e com o morte dele em Março. Depois disso piorou com a crise de apêndice da minha irmã, que era supostamente uma coisa simples para uma operação de meia hora e demorou 3h! Ainda por cima a minha irmã estava a começar a época de exames de acesso à universidade, o último ano da PGA. Digamos que 1992, foi o ano dos anos… O concerto só seria em Julho, a minha irmã já estaria boa e íamos com a minha prima e outra amiga. Como filha mais nova, não poderia ir sozi