Questões de Ego

Ao contrário do que se diz ou do que se costuma dizer sobre o ego, este não é um bicho papão que mora dentro das pessoas. Pelo menos essa é minha crença.

O ego faz parte de nós como o fígado, a alma ou os dedos! Não é um excesso é um complemento, como todas as restantes partes físicas e não físicas que nos compõem.

É bom que ele cresça connosco e que nós o alimentemos regularmente, como se regássemos uma flor: planta-se a semente, ela desenvolve-se, cuida-se e ela cresce. Mas cresce em proporção do nosso cuidado e nunca se sobrepõem à nossa estrutura.

Reparem que escrevi estrutura e não estatura, que são coisas diferentes. Estrutura no sentido de alicerces que nos solidificam enquanto pessoas, mas existem seguramente muitas pessoas com egos maiores que a sua estatura mas com muito pouca estrutura. Especialmente o tipo de pessoas que se julgam a cima dos outros, porque chegaram ao topo de mundo (ou do seu mundo) e isso transforma-os em semi deuses do olimpo, onde a restante humanidade presta só e apenas vassalagem.

O ego é suposto trazer-nos segurança, confiança alicerçada no conhecimento e na experiência. Não é uma arma de arremesso!

O excesso de ego é tão perigoso como uma pessoa portadora de arma e que dispare para todo o lado, sente-se poderosa e dispara para todo o lado e obviamente irá acabar por acertar em alguém, e pouco importa em quem. Com o ego é precisamente o mesmo, enche-nos os olhos com uma superioridade de adrenalina que nos torna super heróis com poderes especiais, inalcançáveis para as restantes formigas do planeta.

Todos nós temos momentos em que nos achamos mesmo muito bons! Ou em que sentimos que a alma do Einstein se apoderou de nós e fomos geniais!

É bom, a auto análise deve ser positiva e negativa sempre. Só não podemos deixar que o ego dilatado nos tome por completo. Há pessoas que insistem em usá-lo sempre, para se destacarem e para se sentirem sempre superiores aos outros.

As falsas modéstias também não beneficiam ninguém, mas o achar-se mais e melhor que os demais também é um veneno na alma. Não é o ego que está errado, é a incorreta utilização do mesmo que o torna tão nocivo. 

Ainda temos muito caminho por trilhar!


Comentários

Mensagens populares